Segurelha • Espécies de Satureja

É conhecida na Europa por "erva pimenta" e pode ser utilizada como substituta da pimenta preta devido ao seu sabor apimentado. Foi introduzida no Norte da Europa pelos Romanos e na América pelos primeiros colonos e era dos condimentos mais fortes que existia na Europa antes da variedade de especiarias que existe ter chegado à Europa.

Origens & Variedades Satureja: as variedades mais utilizadas são a Segurelha-de-verão, com origem no Leste do Mediterrâneo e no Cáucaso, e Segurelha-de-inverno ou (também chamada de Segurelha-das-montanhas ou Pimenta-do-Burro, na Provença), oriunda do Sul da Europa, Turquia e Norte de África.

Disponibilidade: folhas e flores.

Características: o sabor é levemente apimentado, sendo o sabor da segurelha-de-inverno mais forte. O odor da segurelha-de-verão faz lembrar o tomilho, hortelã e manjerona e o odor da segurelha-de-inverno, também mais forte, possui notas de pinho e de salva.

Uso culinário: combina com pratos de cozedura lenta e com recheios devido ao seu sabor acentuado. Vai bem com pratos de feijão, peixe, carne de carneiro, porco e caça, legumes de raiz, sopas e pizzas.

Essencial: em misturas de ervas finas, ervas de Provença, marinadas de charcutaria, hamburgers e kebab e khmeli suneli.

Condiz: alecrim, alfazema,cominhos, louro e orégãos.

Fim Terapêutico: utilizada para reduzir a dor de picadas de abelhas e vespas, estimula o apetite e trata problemas gástricos e promove a digestão. É um antioxidante natural.

Cultura: ambas as variedades podem ser semeadas e necessitam de solos leves, bem drenados e de muita luz solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário