Orégãos • Espécies de Origanum

A palavra orégão tem origem no Grego oros ganos que significa felicidade da montanha. Os orégãos têm origem no Mediterrâneo e Ásia Ocidental e são plantas perenes e próximas da família da hortelã. Orégãos e manjeronas são muitas vezes confundidos porque apresentam um perfil aromático semelhante. 

Variedades Origanum: Mediterrânica (Grego, Italiano, Francês, Turco, Israelita e Marroquino), Indiana, Mexicana, Sírio e Sul Americano. O sabor depende da concentração relativa de fenóis carvacrol e timol no óleo volátil das plantas, que por sua vez, dependem da origem da planta.

Disponibilidade: fresco e seco.

Características: mais intensamente aromáticos na forma seca que na forma fresca e com um sabor mais forte. O sabor é, em geral, quente, apimentantado e um por vezes com travo a limão.

Uso culinário: em molhos mexicanos, em saladas gregas, carnes guisadas e assadas, sopas, legumes assados e toda a Espanha e América Latina.

Essencial: misturas de chili, molhos de pizza, zatar, frijole e Santa Fe.

Condiz: anchovas, carneiro, couve-flor, pimentos e veado.

Fim Terapêutico: era utilizado como desinfectante pelo Egípcios, útil para o tratamento de picadas de aranhas e escorpiões, de desordens nervosas, irritações cutâneas, dores de cabeça e de dentes, problemas do tracto respiratório e urinário e estimular o crescimento do cabelo.

Cultura: necessitam de um solo bem drenado e de muito Sol.


Sem comentários:

Enviar um comentário