Coentro • Coriandrum sativum

O coentro é referido na literatura sânscrita desde o ano 5000 a.C. e nos papiros gregos desde 1550 a.C.. É considerado tanto uma especiaria como uma erva aromática (a distinção entre as duas classificações pode ser encontra em Especiarias & Ervas Aromáticas • Início), sendo muito utilizado nas cozinhas em todo o mundo. Desde o século XVI que a importância do coentro na culinária Portuguesa não sofreu decréscimo ao contrário do resto da Europa. É também conhecido por salsa-chinesa.

Origens & Variedades Coriandrum sativum: oriundo do Mediterrâneo e Ásia Ocidental.

Disponibilidade: folhas frescas ou secas, caules, raízes e sementes inteiras, esmagadas ou moídas.

Características: as folhas, as raízes e as sementes não maduras têm todas o mesmo odor refrescante de gengibre-limonado; o sabor é delicado e complexo, sendo uma mistura de hortelã, pimenta e limão. As sementes maduras possuem um odor doce, lenhoso, picante e com notas florais; o sabor é doce, suave e quente com um travo a casca de laranja.

Uso culinário: o calor intenso ou prolongado reduzem o sabor das folhas, sendo, devendo ser adicionadas no fim da cozedura (excepto quando as folhas são utilizadas em pastas). As sementes maduras quando torradas libertam o seu sabor, sendo utilizadas em muitos pós de caril e masala. As folhas combinam com peixe, marisco, leguminosas e legumes de raíz e as sementes maduras combinam com frango, cogumelos, ameixas e maçãs.

Essencial: as sementes em misturas de caris, chili, berbere, baharat, tabil, harissa e garam masala; as folhas em misturas como chat/green masala, zhoug, ceviche, chimichurri e guacamole; as raizes e caules em caril verde.

Condiz: as sementes secas com alho, canela, funcho, gengibre e pimenta-da-jamaica; as folhas com cebolinho, endro, galanga, hortelã e salsa.

Fim Terapêutico: utilizado no tratamento de enxaquecas, náuseas, reumatismo, dores nas articulações, para ajudar a purificar o sangue e aliviar queimaduras na pele, as sementes eram ainda consideradas um afrodisíaco.

Cultura: necessita de um local quente e soalheiro e de pouca água.

Sem comentários:

Enviar um comentário