Rúcula • Eruca vericaria

No século XVIII a rúcula quase desapareceu por completo, tendo sido na Itália o único local que continuou a utilizar esta erva tão popular até ao século XVIII. Após dois séculos de rejeição, a rúcula volta à ribalta, passando a ser das ervas mais utilizadas nas saladas na Europa e na América do Norte. Esta "verdura" é da família da mostarda, sendo classificada como uma erva aromática pelos especialistas. É também conhecida como mostarda-persa, eruca ou arugula.

Origens & Variedades Eruca vericaria: oriunda da Ásia e Sul da Europa. Existe também a rúcula silvestre (Diplotaxis muralis) e a búnia (Bunias orientalis) que apresentam semelhanças com a rúcula propriamente dita.

Disponibilidade: folhas e flores frescas.

Características: as folhas apresentam um sabor pungente e levemente apimentado e um odor quente e também apimentado. As flores possuem um aroma a laranja. A rúcula silvestre possui um sabor mais apimentado que a rúcula e a búnia apresenta um sabor penetrante e àspero, muito semelhante ao do rábano-silvestre, sendo essencialmente consumida cozinhada.

Uso culinário: as folhas são utilizadas cruas em saladas, pizzas, sanduíche, hambúrgueres, carpaccios ou sumos mas também podem ser utilizadas como cama aromática para saladas, ovos escalfados e pimentos vermelhos assados ou como aromatizante de manteigas e molhos para mariscos. Cozinhada pode ser adicionada a sopas, guisados ou como recheio, por exemplo de raviolis.

Condiz: coentro, endro, hortelã, manjericão e salsa.

Fim Terapêutico: é utilizada no tratamento de anemia, asma e escorbuto, ajuda a prevenir inflamações no intestino e facilita a digestão. É um antioxidante, depurativo e diurérito naturais. Há ainda estudos que indicam que a rúcula ajuda a limitar a degeneração neuronal, sendo bastante útil  no tratamento da doença de Alzheimer, e na prevenção de cancros (pele, pulmões, boca, próstata, mama, ovários, cólon e cervical).

Cultura: fácil de semear, necessita de um local com sombra parcial e de um solo bem drenado e húmido.

Sem comentários:

Enviar um comentário