Manjericão • Espécies de Ocimum

O nome basílico (ou palavra para manjericão) deriva do grego basileus que significa rei devido ao seu magnífico odor. Pertencente à família da hortelã, teve origem na Ásia Tropical há 3000 anos, sendo actualmente cultivada por todo o mundo.

Variedades Ocimum: Manjericão-doce, Manjericão-púrpura, Manjericão-opala, Manjericão-rugoso, Manjericão-pequeno, Manjericão-canela, Manjericão “African Blue”, Manjericão-de-folha-crespa, Manjericão-tailandês, Manjericão-persa (Manjericão-anis), Manjericão-sagrado, Manjericão-cheiroso, Manjericão--peludo e Manjericão-branco.

Disponibilidade: fresco, seco ou como pasta em óleo.

Características: o manjericão-doce, manjericão-púrpura, manjericão-rugoso, manjericão-opala, manjericão-pequeno e manjericão-de-folha-crespa apresentam sabores semelhantes, quentes, apimentados com notas a cravinho-da-índia, hortelã e anis e odor doce e picante. O manjericão-canela tem um odor pronunciado e doce com notas a canela. O manjericão "African Blue" apresenta-se muito aromático com notas apimentadas, de cravinho-da-índia, hortelã e travo a cânfora. O manjericão-tailandês tem notas anisadas como odor e sabor, para além de ter um odor doce e apimentado e um sabor quente e prolongado. O manjericão-persa possui um odor adocicado a anis. O manjericão-sagrado é bastante aromático, apresentando uma pungência picante mas doce, notas de hortelã e cânfora. O manjericão-cheiroso tem cheiro a limão. O manjericão-peludo tem um odor a limão e cânfora e um sabor apimentado e cítrico. O manjericão-branco apresenta um odor a lima.

Uso culinário: o manjericão-doce fica negro quando é cozinhado ou envolvido com produtos ácidos (caso do molho de tomate), contudo o seu paladar é preservado. O manjericão pode ser esmagado, picado ou cortado mas escurece rapidamente.

Essencial: em misturas como pestos, caril verde tailandês, pistou e umeboshi.

Condiz: arroz, azeitonas, feijão-verde, massa e milho-doce.

Fim Terapêutico: tratamento de dores de cabeça, dores de estômago, utilizado como diurético e como antidoto contra picadas ou venenos.

Cultura: não colocar a planta em locais com temperaturas inferiores a 12ºC ou em condições com possível mudança brusca de temperatura; colocar a planta em local luminoso e abrigado, solo fértil e bem drenado.

1 comentário: