Baunilha • Vanilla planifolia

Segunda especiaria mais cara do Mundo, a Baunilha é a vagem com sementes de uma orquídea perene e trepadeira. Vagens essas que são fermentadas e curadas para produzir o aroma. Oriunda do México e cultivada actualmente no Taiti, Madagáscar e Indonésia é uma das especiarias mais conhecidas do Mundo.

Variedades Vanilla planifolia: México, Taiti e Madagáscar (na Indonésia a baunilha existente é a Vanilla tahilensis que apresenta uma qualidade inferior à V. planifolia).

Disponibilidade: vagem curada.

Características: no geral as vagens fermentadas possuem um aroma adocicado com notas de alcaçuz ou tabaco e um sabor frutado. A baunilha do México é mais picante, mais rica e terrena, é a mais delicada de todas. A baunilha do Taiti apresenta notas frutadas, picantes e impregnadas de cereja e anis. A baunilha de Madagáscar é a mais conhecida e possui um sabor intenso e cremoso. A baunilha da Indonésia apresenta um sabor fumado e forte.

Uso culinário: pode ser reutilizada após ter sido utilizada numa infusão. As vagens são utilizadas essencialmente para aromatizar cremes, pudins, gelados, frutas, combinando também com marisco, frango e feijão preto (esta última no México).

Essencial: em misturas como mole negro, sambal e de base de gelado.

Condiz: açafrão, canela, cardamomo, cravinho-da-índia e malagueta.

Fim Terapêutico: utilizada como estimulante, afrodisíaco, antídoto para venenos e como um tratamento para distúrbios do sistema nervoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário