Alecrim • Rosmarinus officinalis

O Alecrim é uma planta com carácter de eucalipto oriunda do Mediterrâneo. Era utilizado pelos estudantes na Grécia na altura dos exames para que retivessem o seu conhecimento, era símbolo de fidelidade e símbolo utilizado em cerimónias religiosas contra o Diabo. Actualmente é uma erva aromática muito utilizada na culinária francesa e italiana.

Variedades Rosmarinus officinalis: não existem.

Disponibilidade: fresco e seco.

Características:  seu o sabor apresenta notas de noz-moscada e cânfora e um odor muito aromático, quente e apimentado.

Uso culinário: o seu sabor não é degradado com a cozedura, por isso, é necessário utilizá-lo com cuidado. Os caules podem ser utilizados como espetos para espetadas, os ramos frescos são óptimos a aromatizar azeite. Combina bem, por exemplo, com carneiro, doces, laranjas, alperces, queijo creme e carne de porco.

Essencial: em misturas como bouquet garni, ervas de Provença e tagine de cordeiro.

Condiz: alfazema, cebolinho, louro, salva e tomilho.


Fim Terapêutico: utilizado no tratamento da tosse convulsa, retenção de líquidos, má circulação, icterícia, enxaqueca, cansaço mental, ataques de pânico, irritabilidade, dores nas articulações e contra as picadas de insectos.

Cultura: necessita de um solo leve e bem drenado, de muito sol e pouca água. É difícil obter a planta por sementeira, mas propaga-se facilmente por estaca.

Sem comentários:

Enviar um comentário