Pimenta • Piper nigrum

A Pimenta é das especiarias mais utilizadas em todo o mundo, fazendo parte de misturas de especiarias de uma ponta à outra do Globo. Talvez por isso se designe por “Rainha das Especiarias” ou “Ouro Negro” ou talvez seja por ser das especiarias mais importantes da actualidade ou por ter sido das mais valiosas na Antiguidade, chegando mesmo a ser utilizada como moeda de troca para pagar arrendamentos, dotes e impostos e como parte do pagamento do tributo dos Romanos aos Godos no cerco de 408 d.C. (exigência dos Godos).

Variedades Piper nigrum: pimenta preta, pimenta branca, pimenta verde e pimenta vermelha (muito rara e na maioria das vezes a referência a pimenta vermelha é dada a bagas de cor rosa que se denominam por “pimenta rosa”, apesar de não se tratar de uma pimenta). As variedades dependem do tipo de colheita e tratamento fornecido.

Disponibilidade: grãos inteiros, esmagados ou moídos.

Características: dependem do local de origem mas em geral é determinado pelo teor em óleo essencial e pelo teor em piperina, responsável pela ardência da pimenta. A pimenta preta apresenta um odor mais delicado, frutado e pungente com sabor ardente, lenhoso e semelhante ao limão. A pimenta branca apresenta um aroma menos acentuado, podendo apresentar-se almiscarado mas o sabor é pungente com notas adocicadas que perdura. A pimenta verde possui uma fragância leve e uma pungência agradável e fresco enquanto o sabor é pouco picante. A pimenta vermelha apresenta um delicado sabor frutado, quase doce e uma ardência moderada e demorada.

Uso culinário: maioritariamente utilizada em alimentos salgados, podendo ser utilizada com frutos, pães doces e bolos. Realça o sabor dos alimentos e mantém o seu próprio sabor após cozedura.

Essencial: em misturas como mignonettebaharatberberegalat dagga,garam masalaras-el hanout e quatre épices.

Condiz: com a maioria dos alimentos.

Fim Terapêutico: tratamento de dores de cabeça, constipações, diarreia, hipersensibilidade ao frio, inflamações no trato urinário, dores de músculos e articulações e melhoramento da circulação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário