Gengibre • Zingiber officinale

O Gengibre é o rizoma mais antigo e popular do mundo como planta medicinal. É utilizado há mais de 5000 anos na Índia e na China desde o século VI d.C.. A procura por esta especiaria era tão grande que Portugueses e Espanhóis resolveram iniciar a sua plantação nos territórios tropicais por volta do século XVI.

Variedades Zingiber officinale: Indiano, Chinês, Jamaicano e Africano. Estas variedades resultam em características diferentes em qualidade e sabor.

Disponibilidade: fresco, seco, em pickles, em calda e cristalizado.

Características: o gengibre fresco apresenta um odor forte e quente e um sabor cítrico, picante, forte e ardente. O gengibre seco é menos aromático que o fresco e tem um travo penetrante, picante e pungente. Não se deve substituir a utilização de um pela do outro. O gengibre em pickles é conservado em vinagre doce, sendo o sabor bastante suave. O gengibre em calda (xarope) e cristalizado podem ser consumidos como doces.

Uso culinário: pratos salgados, pratos doces, molhos, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Essencial: em misturas como berbere, caril, misturas de masala, pó das cinco especiarias, quatre épice, ras-el hanout e no ginger ale.

Condiz: couves, chocolate, peixe gordo, porco e tomate.

Fim Terapêutico: utilizado geralmente como anti-veneno e bactericida, como antioxidante para prevenir cancros, tratamento de dores de garganta, estômago, náuseas e para melhorar a circulação do trato gastrointestinal.

Sem comentários:

Enviar um comentário