Especiarias & Ervas Aromáticas • Início

Falar de especiarias e não referir a Índia e a sua Rota ou não referir Vasco da Gama, se me permitem dizer "o facilitador da Rota das Especiarias", é como se costuma proferir “Ir a Roma e não ver o Papa”.
Desde há muito tempo que as especiarias e as ervas aromáticas são utilizadas pelo Homem, aliás, há muito muito tempo atrás, as especiarias eram motivo de disputas entre os povos.
Os primeiros registos do interesse do Homem nas especiarias remota às Civilizações Asiáticas e à Antiguidade Greco-Romana, quando é estabelecida a Rota das Especiarias (rota terrestre). Mais tarde e após imposições terem sido criadas por muçulmanos e por árabes, ora levando a um bloqueio da rota terrestre, ora monopolizando a rota, Vasco da Gama descobre o Caminho Marítimo para a Índia, vindo a facilitar a chegada das especiarias da Índia, estabelece-se a Rota das Especiarias por via marítima. Com esta nova rota houve um impulso na economia mundial, que ainda hoje se faz notar e é ainda de referir que a Índia foi e é uma das principais produtoras de especiarias do mundo (se não a principal).

Mas o que significam?
A palavra especiaria tem origem no latim em que species significa tipo, enquanto a palavra erva deriva do latim herba que significa erva ou verdura. Mas consoante o local onde nos encontramos, os termos acabam por ter significados diferentes, por não haver uma definição única.
Para uns (Sudeste Asiático), qualquer planta aromática utilizada como fresca é uma erva e qualquer parte da planta utilizada como seca é uma especiaria. Para outros (Associação Comercial Americana de Especiarias), especiaria é qualquer planta seca utilizada com a finalidade de temperar, incluindo as ervas secas, mas não o que designamos como especiaria quando falamos de ervas frescas.
Para mim, especiaria é qualquer parte de planta utilizada seca ou fresca (exemplo do gengibre, quando fresco não é uma erva aromática) como condimento e em pequena quantidade e erva aromática é a parte aérea e fresca da planta utilizada para conferir fragrância e sabor.
Devo igualmente referir que as especiarias e as ervas aromáticas fazem parte das tradições de um povo, aproximando-se de um significado etnográfico.

E porquê utilizar especiarias e ervas aromáticas?
As propriedades medicinais e de conservação dos alimentos eram reconhecidas na Antiguidade apesar de poucos conhecimentos terem na altura, mas, actualmente, sabe-se que as especiarias e as ervas aromáticas contêm sais minerais e vitaminas necessárias ao Homem. 
Contudo, não acredito que este continue a ser o principal motivo de utilização de especiarias e ervas aromáticas na actualidade, aliás todos os dias vê-se em programas culinários o aumento ao recurso de ervas em que as propriedades benéficas não me parecem ser a principal preocupação. 
Acredito que a maioria utiliza especiarias e ervas aromáticas pela (con)fusão de sabores que conferem aos alimentos, por isso, tentarei sempre que possível adicionar informação relevante a essa (con)fusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário