Hortelã • Espécies de Mentha

A hortelã tem origem no Sul da Europa mas actualmente já se aclimataram a outras regiões do globo, sendo uma das ervas mais apreciadas pelo mundo.
Apesar das semelhanças entre as diversas hortelãs que existem, a maior classificação que se pode realizar divide-as entre hortelã-verde e hortelã-pimenta.
Que seria do mundo sem um travo a hortelã?

Variedades Mentha: hortelã-verde (hortelã-comum), hortelã-pimenta, hortelã-marroquina, hortelã-de-folha-redonda, hortelã-maçã, hortelã-pimenta-chocolate, hortelã-pimenta-preta, entre outras.

Disponibilidade: fresca e seca.

Características: a hortelã-verde apresenta um sabor agridoce, pungente, com um aroma adocicado e fresco. A hortelã-pimenta tem um travo mentolado, algo doce, forte e picante. A hortelã-marroquina apresenta um sabor menos doce que a hortelã-verde, tem um aroma requintado e picante. A hortelã-de-folha-redonda apresenta um sabor agradável. A hortelã-maçã tem um odor subtil a hortelã misturado com maçã madura. A hortelã-pimenta-chocolate tem um cheiro a chocolate. A hortelã-pimenta-preta apresenta um odor suave algo pungente.

Uso culinário: a utilização da hortelã fresca e seca não é utilizada alternadamente nas receitas.

Essencial: em misturas como chat masala, tabouleh, paloise e caris.

Condiz: batata, carneiro, frango, porco e tomate.

Fim Terapêutico: utilizada como fortificante do corpo, tratamento de constipações, febre, náuseas, dores de cabeça e de dentes, promove a digestão e funciona como um antibacteriano.

Cultura: planta perene de fácil cultivo que necessita de bastante água. É uma planta invasora, por isso, é necessário que a plantação seja efectuada num vaso.

Sem comentários:

Enviar um comentário