Alho • Allium sativum

Denominado por "rosa fedorenta" pelos Ingleses e com origem na Ásia Central, alho é das ervas aromáticas mais utilizadas em todo o Mundo e foi uma das primeiras a ser cultivada.

Origens & Variedades Allium sativum: existem cerca de 200 variedades que variam na cor, forma, tamanho e sabor mas podem diferenciar-se em dois grandes grupos, dependendo da sua intensidade de sabor.

Disponibilidade: bolbos frescos ou secos, podendo os dentes de alho ser apresentados inteiros, em pó, em lascas, em grânulos e em pasta.

Características: o alho seco e cru tem um odor forte e um sabor picante e pungente que aumenta com à medida que o alho vai secando, assim o alho fresco é mais suave.

Uso culinário: são fáceis de descascar quando esmagados por uma faca. Podem adquirir um sabor acre se se utilizar um espremedor ou se se queimar ao cozinhar. Quando cozinhados lentamente adquirem um sabor adocicado e semelhante a nozes. Os dentes de alho inteiros apresentam um sabor mais suave enquanto que um dente de alho esmagado ou cortado apresenta um sabor mais forte e pungente. Combina com quase todos os pratos salgados.

Essencial: em misturas como tabil, rouille, aioli, adobo, sofrito, hummus, tzatziki e chimichurri.

Condiz: com a maioria das especiarias e ervas aromáticas.

Fim Terapêutico: utilizado para prevenir doenças do coração, diminuindo o colesterol e a pressão sanguínea, melhorar o sistema imunitário e memória, prevenir cancro, matar os parasitas intestinais, funciona como estimulante sexual, antibiótico e fungicida.

Sem comentários:

Enviar um comentário