Canela • Cinnamomum

Conhecida como "madeira doce" na Malásia é das especiarias mais antigas do Mundo. Oriunda do Sri Lanka foi durante 200 anos um monopólio primeiro dos Portugueses e depois dos Holandeses e Ingleses.

Origens & Variedades Cinnamomum: as duas variedades mais utilizadas são a Canela Chinesa ou Cássia e a Canela do Ceilão ou simplesmente Canela (em inglês as variedades são chamadas de Cassia e Canela, respectivamente).

Disponibilidade: cascas enroladas e cascas moídas.

Características: a canela tem um sabor fragante e quente com vestígios de cravinho-da-índia e citrinos e odor quente, agradavelmente doce e lenhoso. Distingue-se da cássia pela presença de eugenol no óleo essencial, que confere à cássia uma nota de cravinho-da-índia. A cássia tem um sabor menos delicado que a canela.

Uso culinário: pode ser utilizada tanto em doces, bebidas, com frutas como em pratos de carne de carneiro, pombo, legumes e arroz.

Essencial: em misturas como garam masala, mole negro, caril de Panang, baharat, ras-el-hanout,
berbere, caris indianos, pho bo blend e as cinco especiarias chinesas.

Condiz: cardamomo, curcuma, lentisco, noz-moscada e sementes de coentro.

Fim Terapêutico: utilizada no tratamento de diarreia, constipações, dores de cabeça, náuseas, depressão, para ajudar a circulação e conservação de carne devido às suas propriedades antimicrobianas.

1 comentário: